As 3 Principais Tendências Que Irão Revolucionar A Indústria da Aviação Executiva

Consultoria Aeronáutica / As 3 Principais Tendências Que Irão Revolucionar A Indústria da Aviação Executiva

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês esEspañol (Espanhol)

À medida que a pandemia recua, as empresas de aviação executiva avaliam como o mercado reagiu e o que o futuro reserva para o setor. Sem dúvida, a pandemia provocada pelo novo coronavírus, acelerou o desenvolvimento de uma série de tecnologias vitais para a aviação geral, ao mesmo tempo que deixou uma marca no comportamento do consumidor. Com a demanda por voos privados no terceiro trimestre de 2021 cerca de 10-25% acima dos níveis pré-pandêmicos, as principais partes interessadas procuram os meios para otimizar suas ofertas de aeronaves e investir nas tecnologias mais promissoras. Confira neste artigo, as principais tendências da aviação executiva para os próximos anos.

A equipe de fretamentos da Flapper participou recentemente do ACE 2021, organizado anualmente no Aeroporto Biggin Hill de Londres. Este importante evento focado em aviação de negócios, constitui uma grande oportunidade para estudar a evolução da aviação executiva e ter uma visão em primeira mão das tecnologias emergentes preparadas para impulsionar o crescimento da indústria nas próximas décadas.

Listamos as três principais tendências da aviação executiva que provavelmente definirão seu futuro. A lista não é exaustiva, mas destaca algumas das tendências da aviação executiva e geral mais promissoras e que estão em plena ascensão nos setores.

A Aviação Elétrica Chegou e Veio Para Ficar

Uma das tendências da aviação executiva que ganhou destaque durante a ACE 2021 foi o Cassio 1, um avião leve totalmente elétrico desenvolvido pela VoltAereo, com sede na França. Esta aeronave de demonstração, exibida no salão principal do evento, voou mais de 4.900 km (3.050 milhas) atravessando o Canal da Mancha para chegar ao evento. Há apenas seis anos, outro avião elétrico da VoltAero, o E-Fan, cruzou o Canal da Mancha pela primeira vez.

Os 60 quilowatts de energia da bateria do E-Fan parecem bastante desanimadores em comparação com o módulo híbrido elétrico de 600 quilowatts da Cassio. À medida que as baterias e a aviônica melhoram, aeronaves verdes cada vez maiores voarão em breve, mudando permanentemente o cenário da aviação executiva e comercial.

Avião elétrico, Cassio 1, desenvolvido pela VoltAereo

Outra aeronave de pistão promissora e amplamente discutida durante o evento, foi o P-Volt da Tecnam. O fabricante com sede na Itália pretende começar as entregas do avião com capacidade para nove passageiros já em 2024. A aeronave irmã recém-lançada, P2012 Traveller – exibida durante a feira – será usada como campo de teste para uma futura transição para um módulo totalmente elétrico.

Pelo menos dez outros projetos de aeronaves movidas a eletricidade altamente viáveis estão em desenvolvimento, incluindo Ampaire, MagniX, Eviation, Rolls Royce ou Embraer. A questão principal oscila em torno da escolha entre um criar um novo design (por exemplo, Eviation) ou realizar adaptações aos modelos já existentes (eCTOL – decolagem e aterrissagem elétrica convencional, ver: Magnix / Ampaire). Quase todos os principais OEMs, de Boeing a Airbus e Daher, atualmente se envolvem em iniciativas semelhantes.

eVTOL e eSTOL Em Todos os Lugares

A Mobilidade Aérea Avançada (AAM), que abrange o transporte aéreo usando veículos elétricos e movidos a hidrogênio para decolagem e pouso, foi uma consideração importante neste ano. Ele deve impactar não apenas os setores da aviação tradicional, mas especialmente a indústria automobilística, com uma parcela significativa dos atuais proprietários de carros de luxo prestes a migrar para a mobilidade aérea urbana, também conhecida como UAM.

Segundo algumas estimativas, o mercado de AAM chegará a US $ 32 bilhões em 2035. Um White Paper recente da UAM da Roland Berger prevê que haverá mais de 160.000 aeronaves de mobilidade vertical em 2050. De acordo com as previsões emitidas por analistas, esperamos que o AAM seja o avanço de maior impacto sobre a atual tecnologia de propulsão de aeronaves.

As empresas a seguir de eVTOL (decolagem e aterrissagem elétrica vertical) e eSTOL (decolagem e aterrissagem elétrica curta) estiveram presentes ou foram amplamente discutidas durante a Air Charter Expo 2021:

  • Archer. Equipado com 74 quilowatts de baterias, seu eVTOL de doze rotores pode viajar distâncias de até 96 km a velocidades de até 241 km / h. A Archer, uma das poucas empresas de AAM listada, passou a fazer parte da NYSE em 20 de Setembro de 2021. Recentemente, fechou um acordo com a United Airlines para a compra de até 300 unidades de seu drone de passageiros.
  • Joby Aviation. Os testes de aeronaves com capacidade para passageiros da Joby começaram já em 2019. O motor de seis rotores de Joby S4 pode levá-lo a velocidades de 322 km / h. É alimentado por baterias de óxido de lítio-níquel-cobalto-manganês, fornecendo um alcance de 241 km. A Joby assinou recentemente uma parceria com a NASA focada na realização de testes de ruído usando uma série de 50 microfones de solo fornecidos pelo departamento de engenharia da NASA. Ela foi listada na NYSE em agosto de 2021.
  • Vertical Aerospace. Um dos nomes cogitados a palestrante do evento, Lawrence Blakeley, acredita na abordagem iterativa para o design e desenvolvimento de aeronaves. A Vertical está atualmente implantando duas aeronaves de teste: VA-X4, com 5 lugares, equipado com 4 hélices montadas nas asas e uma configuração de cauda em V; e o Seraph, uma aeronave de táxi aéreo pilotada com capacidade para 250 kg.

A Corrida Para o Futuro da AAM

A maioria das empresas de mobilidade vertical de próxima geração estimam que sua entrada em serviço (Entry Into Service ou EIS) terá início na segunda metade da década atual, segundo pesquisa recente produzida pela SMG Consulting. Algumas empresas como, Ehang, Volocopter, Airbus e Joby, já realizaram seus primeiros testes de voo oficial.

Combustíveis de Aviação Sustentáveis

Em 20 de setembro de 2021, a Shell anunciou um plano ambicioso para atingir o equivalente a 2 milhões de toneladas de capacidade de produção de combustível de aviação sustentável (SAF) até 2025, um aumento de dez vezes em relação à produção global total de hoje. Apenas uma semana antes, a NetJets Europe se tornou a primeira operadora a comprar SAF da Air BP de sua refinaria na Espanha. A empresa pretende fornecer até 1,23 milhões de litros (325.000 USG) aos seus clientes durante os primeiros 12 meses.

As emissões globais de CO2 da aviação executiva representam aproximadamente 2% de toda a aviação. Sendo responsável por cerca de 2% de todas as emissões globais e 12% de todas as emissões do setor de transporte. Embora a porcentagem seja pequena, é considerado um dos setores mais difíceis de enfrentar, pois o aumento da potência levou ao desenvolvimento de combustível de aviação enriquecido e altamente poluente, usado até hoje.

Tradicionalmente sensível às margens, o setor de aviação também é o mais vulnerável do ponto de vista da estrutura de custos. Atualmente abrangendo apenas 0,01% do combustível de aviação, o SAF custa duas a quatro vezes mais que o querosene.

Uma das principais iniciativas com o objetivo de abraçar o desafio ecológico é a Carta Verde. Parte da Air Charter Expo, tem como objetivo conscientizar sobre a importância da SAF e fornecer uma plataforma para discussões de alto nível sobre o tema.

Um dos membros responsáveis pela Carta Verde é a 4Air, uma estrutura projetada para destacar aqueles que estão comprometidos em lidar com o impacto das emissões de CO2. A mais recente iniciativa da empresa inclui um mapa interativo das localizações da SAF. Cerca de 20 postos de combustível verificados com combustível sustentável foram mapeados para ajudar os proprietários de jatos particulares a navegar no mar de operadores de base fixa e aeroportos.

De acordo com a Safran, a fabricante líder mundial de motores de helicóptero, uma incorporação de 100% do SAF reduz as emissões de CO2 em até 80%. Atualmente, seus motores são certificados para operar com até 50% SAF.

A razão número um pela qual os combustíveis sustentáveis para aviação constituem uma força disruptiva é seu impacto potencial em atrair novos participantes para o mundo da aviação executiva. O chamado “flight shaming” pode ameaçar permanentemente a posição da aviação executiva como fornecedor estratégico de transporte para empresas, governos e entidades médicas. Na verdade, cerca de 40% dos millennials acreditam que as mudanças climáticas terão maior impacto no desenvolvimento do transporte aéreo pessoal sustentável – maior do que IA e digitalização, de acordo com o estudo EBACE 2019.

Tendências da Aviação Executiva: Considerações Finais

Talvez a principal questão relacionada a tendências como AAM, aviação elétrica ou SAF, seja a real disposição da comunidade da aviação geral em abraçar a mudança. Um cliente de jato particular tradicionalmente valoriza a agilidade em detrimento dos custos e o pragmatismo em detrimento da vanguarda. Eles estão prontos para uma mudança tecnológica?

Especialmente quando se trata de aviação elétrica, nosso setor enfrenta uma oportunidade única, servindo como um campo de teste eficiente para o desenvolvimento de aviões híbridos-elétricos e totalmente elétricos. À medida que a tecnologia se torna mais segura e confiável, veremos sua transição de aeronaves leves para pesadas, sendo capazes de realizar até mesmo os voos transcontinentais mais longos.

A adoção do SAF deve ser promovida pelos governos, fabricantes de motores e os próprios OEMs. O Jet Zero Council do Reino Unido, uma parceria de companhias aéreas, aeroportos, entidades de P&D, fabricantes de combustível e ministérios, fornece uma referência para essa colaboração. Precisamos das estruturas jurídicas agora, pois a transição levará anos, senão décadas.

Our Services: Consultoria Aeronáutica

See also

  • É seguro voar em um avião pequeno?

    See post
  • Relato de voo: Brasilía – Punta del Este

    See post
  • Flapper ganha seu primeiro prêmio de tecnologia e processos de gestão

    See post