Transporte de gelo seco por via aérea

Fretamentos / Transporte de gelo seco por via aérea

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês esEspañol (Espanhol)

Com a crescente demanda pelo transporte de gelo seco, desencadeada pelas campanhas de vacinação em andamento, cada vez mais empresas questionam a viabilidade técnica do transporte desse produto em voos fretados não regulares. Como líderes regionais no transporte de mercadorias perigosas, decidimos elaborar breves diretrizes de todo o processo.

O que é gelo seco e por que ele é considerado um bem perigoso?

O gelo seco é uma forma sólida (congelada) de CO2. É comumente usado para conservar e transportar alimentos e equipamentos médicos. Embora geralmente não seja muito tóxico, o gelo seco pode emitir uma forma gasosa de CO2 que penetra nos compartimentos da aeronave e interfere na capacidade de respiração dos ocupantes.

Quais vacinas contra Covid-19 requerem o transporte de gelo seco?

As chamadas vacinas de mRNA contra Covid-19, como as da Pfizer / BioNTech e Moderna, requerem temperaturas abaixo de zero durante o transporte (tão baixas quanto -70 ° C / -94 ° F). O gelo seco constitui o agente de resfriamento mais popular para o transporte de tais vacinas, principalmente devido à sua baixíssima temperatura e ausência de resíduos perigosos.

As vacinas desenvolvidas pela Oxford, AstraZeneca e Sputnik – que são vacinas de vetor viral recombinante – exigem regras menos intensas para armazenamento e podem ser enviadas em aeronaves de carga regular.

Preciso transportar gelo seco por via aérea?

Embora não existam leis específicas que regulem a necessidade de transporte de produtos perecíveis resfriados com gelo seco, é recomendável que qualquer embarque de gelo seco seja realizado por transporte aéreo para chegar rapidamente ao destino.

Quais empresas podem oferecer voos fretados envolvendo carga de gelo seco?

Qualquer transportadora aérea que deseje fazer o transporte de gelo seco deve ser aprovada pela IATA para o transporte de mercadorias perigosas, incluindo gelo seco sob o código IATA da ONU 1845, Classe 9, Grupo de Embalagem III. Os regulamentos da aviação civil local também se aplicam. Os profissionais envolvidos no transporte de mercadorias perigosas devem passar por um treinamento detalhado que segue as Normas de Mercadorias Perigosas da IATA (DGR). Treinamento adicional do piloto sobre procedimentos em caso de alerta de detector de CO2, ou similar, também deve fazer parte de qualquer treinamento similar.

A rede de fretamento Flapper inclui mais de 40 operadores aprovados da Parte 135 e 121 homologados para o transporte de mercadorias perigosas, com foco especial na região da América Latina.

De que detalhes precisamos para providenciar um envio de gelo seco por via aérea?

Antes de enviar sua solicitação de fretamento, certifique-se de que possui os seguintes dados necessários para organizar o seu voo:

  • A rota exata, volume de carga, peso e tipo de embalagem. Observe que, de acordo com os regulamentos da IATA, o peso máximo de gelo seco por pacote é de 200 kg.
  • De acordo com os detalhes acima, calcularemos a taxa de sublimação do gelo seco para um determinado período de voo, de forma a obter o máximo volume de carga possível. A próxima etapa é apresentar a você a melhor opção de aeronave para uma determinada missão.
  • Assim que o contrato for assinado e o pagamento efetuado, um de nossos consultores seniores será designado seu gerente de conta, para orientá-lo durante todo o processo e mantê-lo atualizado sobre o andamento do voo.
  • Para voos, onde a Flapper atua meramente como um corretor de transporte aéreo – ou seja, onde os serviços de manuseio são gerenciados por terceiros – iremos auditar cuidadosamente o conhecimento aéreo e os serviços que você adquiriu, incluindo carga acumulada e desmontagem.

Observe que quantidades excessivas de gelo seco em um único voo podem expor a tripulação da aeronave a riscos desnecessários relacionados à possível sublimação da substância. A FAA emitiu um alerta especial de segurança para os operadores, alertando que tais riscos aumentam com a quantidade de gelo seco transportada e a degradação da ventilação da aeronave. As opções de fretamento que apresentaremos seguirão nossos elevados padrões de segurança.

A embalagem de sua carga deve seguir os padrões IATA necessários para a liberação do gás dióxido de carbono, de modo a evitar um aumento de pressão que pode causar danos à embalagem e à aeronave. Os materiais da embalagem devem ser fortes o suficiente para permitir o carregamento e descarregamento adequado da carga.

Fretar uma aeronave para o transporte de gelo seco

Nossos serviços de fretamento de carga abrangem cargueiros de grande porte, jatos de alcance ultralongo e turbo-hélices regionais. Quer seja um voo intercontinental ou um traslado doméstico, você pode contar com nosso alcance global e experiência para enviar com segurança sua carga perigosa ao destino final. Algumas das aeronaves mais populares solicitadas por nossos clientes para o transporte de mercadorias perigosas incluem o seguinte:

Boeing 767-300 F

Capacidade de carga:67.100 kg
Volume de carga:438 m³
Total max ULD:29 pallets / 15 containers
Alcance:6,972 km (carga total)

Boeing 787-9

Capacidade de carga:60.395 kg
Volume de carga:70 m³
Total max ULD:36 containers / 11 pallets
Alcance:13,950 km (carga total)

Boeing 747-400 ERF

Capacidade de carga:127.000 kg
Volume de carga:755 m³
Total max ULD:39 (principal) + 9 pallets
Alcance:14,205 km (carga total)

Embraer EMB-120 Brasília

Capacidade de carga:3.200 kg
Volume de carga:27 m³
Total max ULD:apenas caixas de carga
Alcance:1,480 km (carga total)

Embraer EMB-110 Bandeirante

Capacidade de carga:1.689 kg
Volume de carga:14 m³
Total max ULD:apenas caixas de carga
Alcance:1.590 km (full load)

Cessna Caravan Grand

Capacidade de carga:1.490 kg
Volume de carga:9 m³
Total max ULD:apenas caixas de carga
Alcance:1,217 km (carga total)

Sikorsky S76

Capacidade de carga:2.130 kg (ext.)
Volume de carga:aprox. 3 m³
Total max ULD:3 pallets
Alcance:748 km (carga total)

Airbus AS350 B2/B3

Capacidade de carga:1.030 kg (ext.)
Volume de carga:aprox. 1.5 m³
Total max ULD:1 pallet
Alcance:420 km (carga total)

Por que reservar seu próximo voo com a Flapper

A Flapper é uma empresa altamente aclamada que reuniu 30.000 clientes de conteúdo de todo o mundo. Reservar um voo com a Flapper é muito mais do que apenas uma transação. É uma viagem para explorar a aviação executiva sob um novo ponto de vista. Somos classificados como “Excelentes” no TrustPilot e mantemos registros de segurança impecáveis.

Team icon
EQUIPE MULTINACIONAL EXPERIENTE

Oferecemos um serviço personalizado em diversos países, 100% adaptado às suas necessidades.

Agility icon
AGILIDADE

Graças à nossa tecnologia, somos capazes de responder rapidamente e oferecer inúmeras opções de pagamento.

Wide array of options
AMPLA VARIEDADE DE OPÇÕES

Escolha entre mais de 100 tipos diferentes de jatos, helicópteros e turbo-hélices.

Entre em contato

Prefere entrar em contato por Email ou Whatsapp para personalizar seu roteiro? Basta clicar no botão abaixo. Sua aeronave particular está a distância de um clique!

Our Services: Fretamentos

See also

  • É seguro voar em um avião pequeno?

    See post
  • Relato de voo: Brasilía – Punta del Este

    See post
  • Flapper ganha seu primeiro prêmio de tecnologia e processos de gestão

    See post