Aluguel de avião monomotor – melhores práticas

Fretamentos / Aluguel de avião monomotor – melhores práticas

Mudar idioma: enEN (Inglês) pt-brPortuguês esEspañol (Espanhol)

Viajar em um avião monomotor para muitas pessoas pode causar um certo medo e estranhamento. No entanto, este receio, geralmente, é por conta da falta de informação e até mesmo preconceito sobre este tipo de aeronave. Os números recolhidos por entidades como EASA, FAA ou CENIPA comprovam que o avião monomotor é completamente seguro, desde que seja utilizado de acordo com as suas especificações operacionais e em condições meteorológicas adequadas.

No artigo abaixo vamos falar sobre as melhores práticas para o aluguel de avião monomotor e as principais características deste tipo de aeronave. Para isso, conversamos com dois especialistas da área, o CEO da Black Aviação, Rafael Matos, e o consultor aeronáutico Wendel dos Reis Araújo, que, juntos, geriram mais de 20.000 horas de voo com índice impecável de segurança em aeronaves monomotoras.

Dicas para o aluguel de avião monomotor

“É importante partir da premissa que não é o tipo de aeronave que determinará o nível de segurança. Empresas de táxi aéreo são devidamente regulamentadas pela ANAC, passam por um processo rigoroso de homologação para obter certificação. Uma vez estando autorizada, ela sofrerá diversas fiscalizações no sentido de estar cumprindo todos os requisitos de regulamentação. Portanto, uma aeronave monomotora difere muito pouco de qualquer outra, uma vez que as manutenções sejam realizadas. Por isso, em termos de segurança, não há diferença”, frisa Matos.

Tendo isso em mente, é essencial realizar o aluguel de avião monomotor em empresas de aviação executiva que cumpram com o RBAC nº 135, que tenham as manutenções de todas as suas aeronaves em dia, que possuem oficinas devidamente homologadas e que cumpram com os requisitos tanto do avião, quanto do motor e infraestrutura. 

Além disso, ao solicitar o serviço, é importante verificar se o avião é homologado para locação e pedir os seguintes documentos:

  • COA – Certificado de Operador Aéreo (caso a empresa seja homologada)
  • EO – Especificação Operacional da empresa (quais as aeronaves da companhia)
  • CA – Certificado de Aeronavegabilidade (caso o avião esteja em pertence à empresa)
  • CM – Certificado de Matrícula (que verifica se a aeronave está em dia com as certificações)
  • RAB – Registro Aeronáutico Brasileiro (histórico da aeronave)

“Uma prática fundamental é sempre pedir referências da empresa em que está sendo realizado o aluguel do avião monomotor. Assim, é possível saber se é uma companhia idônea e se tem uma boa reputação no mercado. Verificar quais os serviços oferecidos pela empresa locatária e quais são necessários para negociar antes do fechamento do contrato, para evitar custos adicionais cobrados posteriormente, também vale a pena”, pontua Araújo. 

Características do avião monomotor

Este tipo de aeronave possui também algumas particularidades que precisam ser levadas em conta no momento de utilizá-lo como meio de transporte. Uma delas é a limitação operacional. Em condições normais, a pessoa que usa o aluguel de avião monomotor precisa estar preparada para levar um pouco mais de tempo ao seu destino, em comparação com outros modelos da aviação executiva, por conta da sua capacidade de velocidade. Um voo no trecho Belo Horizonte – Angra dos Reis, por exemplo, pode ser realizado em 1 hora e 7 minutos em um bimotor King Air C90. Já no monomotor Embraer Corisco, o mesmo trajeto leva 1 hora e 35 minutos.

As condições meteorológicas também influenciam no aluguel do avião monomotor. Em termos de decolagem e pouso, em dias nublados e chuvosos esse tipo de aeronave não é recomendado. 

 As condições meteorológicas também influenciam no aluguel do avião monomotor. Em termos de decolagem e pouso, em dias nublados e chuvosos esse tipo de aeronave não é recomendado. 

E as vantagens?

Além de ser uma categoria totalmente segura, assim como os outros, o gasto de um monomotor é muito menor que de outras aeronaves, trazendo um custo-benefício interessante e, refletindo, assim, também no valor do aluguel. 

É também uma opção interessante para quem quer, de fato, apreciar o voo. Por ser um avião menor, o passageiro estará muito mais próximo do piloto e copiloto, acompanhando todo o trajeto, podendo receber instruções técnicas e a oportunidade de verdadeiramente participar do voo. Sem contar o benefício visual, já que é possível visualizar a frente e o lado da aeronave. 

Como uma grande parte dos aviões monomotores é despressurizada, os passageiros podem aproveitar melhor as vistas panorâmicas da costa, dos lagos ou da selva, já que a aeronave voa em uma altitude menor do que um jato ou turbo-hélice pressurizado.

Com o aluguel de avião monomotor é possível ainda acessar determinados aeroportos que outras aeronaves não são permitidas a operar por conta da pista, por exemplo. A título de comparação, modelos como Corisco, Grand Caravan ou Seneca podem pousar em uma pista em Capitólio (Minas Gerais) de apenas 680 metros de largura. Já os turbo-hélices, como King Air ou Pilatus, não estão autorizados a pousar lá sob as regras de táxi aéreo.

Para quais fins são indicados o aluguel de avião monomotor?

O aluguel de avião monomotor pode ser indicado tanto para passeio quanto a lazer. É uma boa opção para fretamentos de transporte de passageiros e cargas para localidades desprovidas deste serviço por companhias aéreas comerciais. Outro uso indicado é em casos de urgência de locomoção de passageiros ou carga – como situações emergenciais que não necessitam de transporte aeromédico, por exemplo – para transporte de carga de alto valor agregado ou para transporte de moedas que não é autorizado em aéreas comuns.

Em decorrência da pandemia de Covid-19, que requer o distanciamento social e contato com menos pessoas, o aluguel de avião monomotor se mostra uma alternativa confiável, que oferece comodidade e conforto, uma operação Tailor-made e um eventual senso de urgência e necessidade de se viajar na hora que precisa.

Exemplos de rotas populares para aeronaves monomotores:

São Paulo – Paraty de Caravan

São Paulo – Angra dos Reis de Caravan

Salvador – Morro de São Paulo de Caravan

Belo Horizonte – Capitólio de pistão

Manaus – Barcelos de Caravan ou de pistão

Goiânia – São Miguel do Araguaia de Caravan ou de pistão

Our Services: Fretamentos

See also

  • Flapper anuncia parceria com BRBCard

    See post
  • Aluguel de avião monomotor – melhores práticas

    See post
  • Quanto custa manter um jatinho particular

    See post